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Perguntas Frequentes

  • Como aparecer na imprensa?

    img_1O sonho de qualquer empresário é ter o seu produto ou serviço sendo divulgado através de uma matéria jornalística. No momento em que a concorrência aparece no jornal, na televisão, no rádio ou em qualquer outra mídia, imediatamente fica a dúvida de como eles conseguiram.

    A resposta é bem simples. Existe a figura da assessoria imprensa, empresa contratada justamente para fazer a ponte entre o jornalista e a companhia. São eles os responsáveis por captar a necessidade do cliente, transformar a informação numa pauta, ou seja, um resumo daquele produto ou serviço e distribuir para as redações dos maiores veículos do país.

    Entretanto, um jornalista pode receber até 600 e-mails num único dia. Para que a pauta enviada destaque-se entre centenas de outras é necessário que o profissional possua 3 características: credibilidade, relacionamento e saber “vender” bem o cliente. Verificar em quais veículos determinada assessoria de imprensa consegue emplacar seus assessorados e com qual frequência são informações imprescindíveis.

  • Qual a diferença da propaganda?

    marketing-techniques-6Muitos confundem assessoria de imprensa com  propaganda. Embora ambas sejam responsáveis pela divulgação de uma empresa ou profissional e podem ser complementares, existe uma grande diferença. A propaganda é sempre paga e o veículo de comunicação é obrigado a publicar na íntegra o anúncio. Porém, o ouvinte, o leitor, o internauta e o telespectador sabem que aquela informação só está sendo veiculada, pois o anunciante pagou por ela. Isso faz com que a credibilidade não seja alcançada da melhor forma.

    Exemplificando, imagine que uma empresa de tecnologia faça uma propaganda num grande jornal com o seguinte título: Nosso celular é o melhor do mundo. Entretanto, pense que você está lendo as manchetes do dia e no caderno de economia está a seguinte manchete: Empresa brasileira desenvolve o melhor celular do mundo.

    Qual destes dois títulos teria mais credibilidade e estaria na sua lembrança no momento em que você precisasse trocar de aparelho celular?

  • É recomendado para que tipo de empresas?

    EXT-thumb1Esta é uma pergunta frequentemente realizada por quem deseja contratar uma assessoria de imprensa. Através de uma metáfora fica mais fácil o entendimento. Imagine que a assessoria de imprensa é um revólver com uma mira perfeita para acertar o alvo. Porém, se não tiver a munição, este não atira. A empresa que contrata a assessoria é a bala do revólver. É função desta, municiar a assessoria de imprensa com assuntos relevantes, bem como é função da assessoria de imprensa ajudar a empresa a encontrar os assuntos relevantes.

    Não adianta uma empresa desejar aparecer no Jornal Nacional se esta não possuir um tema relevante o bastante para tal. Por exemplo, um escritório de advocacia poderá aparecer no horário nobre da televisão caso consiga uma grande decisão nos tribunais ou fizer um comentário relevante sobre uma nova lei. Porém, este não aparecerá no horário nobre só porque contratou um novo advogado. A força do assunto é essencial. Qualquer empresa que possua um bom produto ou serviço pode estar na mesma matéria jornalística de uma grande multinacional, desde que o tema seja relevante.

    Como tornar um assunto interessante o bastante para atrair a atenção da imprensa é o que diferencia uma assessoria de imprensa eficaz de uma ineficaz. É imprescindível verificar em quais veículos determinada assessoria consegue emplacar os seus clientes. É este ponto que separa as promessas dos resultados.

  • Por que aparecer na imprensa?

    consultoria-em-comunicac3a7c3a3o-assessoria-de-imprensa-24719_image1Existem empresas que ficam décadas desenvolvendo e aprimorando um bom produto ou prestando um serviço de excelência e simplesmente não conseguem construir uma marca, agregar valor e consequentemente aumentar a rentabilidade. Estas organizações simplesmente confiaram que seus clientes e prospects dariam o devido reconhecimento pela sua história, o que muitas vezes não ocorre.

    Para que o nome de uma empresa se transforme numa marca é necessário um processo de construção de imagem. Isso exige planejamento e know how. A princípio o empresário ou o profissional de marketing pensa numa assessoria de imprensa como a melhor forma de realizar uma divulgação. Entretanto, além de divulgar, estar num grande veículo de comunicação traz credibilidade para o produto ou serviço. É esta marca que o consumidor irá lembrar no momento de fazer uma compra ou contratar um serviço. Na prática, o resultado final pode ser traduzido em maiores lucros e novos clientes.

    Pense em quantas vezes você procurou no google determinada empresa logo após ler uma matéria numa grande revista ou jornal. Este resultado é alcançado através de uma assessoria de imprensa eficaz.

  • Qual a opinião de quem já contratou?

    downloadAssim como a mídia avaliza determinada empresa, pois é um veículo isento falando da companhia, nada possui mais credibilidade do que o depoimento de quem já utilizou os serviços de uma assessoria de imprensa. Nenhuma organização que não teve os resultados esperados estaria disposta a fazer um comentário positivo sobre determinado prestador de serviço que não entregou o resultado esperado. Por isso, a Gueratto Press disponibiliza os depoimentos de quem efetivamente usufruiu dos resultados obtidos aparecendo na mídia.

    Confira alguns depoimentos aqui!

  • Vale a pena o investimento?

    executives-in-window--300x199Qualquer recurso financeiro que sai da verba de marketing de uma empresa pode ser interpretado como custo ou investimento. Para aquelas organizações que enxergam a divulgação como um gasto  não é recomendado contratar uma  assessoria de imprensa. Aparecer na  imprensa é um investimento de médio  prazo. É comum uma empresa que jamais as pessoas ouviram falar ser reconhecida depois de um ano como uma marca, após aparecer nos maiores veículos de comunicação do país.

    Assim como a propaganda não é eficaz se for realizada uma única vez, o mesmo vale para a assessoria de imprensa. O foco principal da Gueratto Press está em trazer resultados financeiros para a empresa assessorada. Por isso, todas as pautas são pensadas em conjunto com o departamento de marketing e muitas vezes com o presidente da companhia.

    Apenas para ter uma melhor noção do investimento, imagine que para comprar um espaço publicitário de 30 segundos no telejornal de maior audiência do país o valor pode superar R$ 500 mil. Para uma assessoria de imprensa conseguir emplacar a empresa numa matéria jornalística neste mesmo telejornal o valor investido pode ser 100 vezes menor e com muito mais credibilidade.

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